domingo, 26 de abril de 2009

Novo CD - Coisas Que Já Sei

Abril 2009 - Novo CD do Padre Zezinho



Crianças a Louvar 1 - Coisas Que Eu Já sei

PROPOSTA

Atendendo a bispos, sacerdotes e catequistas que me pediam mais um CD infantil para cantar nos encontros de catequese e na missa, pesquisei por três anos e percebi que escolas, grupos de catequese, paróquias e movimentos procuram canções que as crianças possam coreografar, recitar e apresentar nos palcos, nas festas, nos estádios e às portas das igrejas.
Imaginei uma missa e um show. O show seria das crianças e um(a) catequista, mas quem deveria aparecer seriam as crianças. O adulto viria como apoio. Junto, se possível, um músico com um violão. Não mais do que os dois para que não se tornasse um show de adultos com crianças como figurantes. Antes, os figurantes seriam os jovens. As estrelas do show, são as crianças.

Percebi que na maioria das apresentações onde havia bandas ao vivo, as bandas até mesmo sem o querer, mas por entusiasmo dos instrumentistas encobriam as vozes das crianças. Com isso, outra vez, os músicos jovens ou adultos apareciam mais do que elas. Optei por sugerir arranjos leves ainda que fortes, nos quais as crianças fossem protagonistas e não os adultos que as assessoram.

Pensei num CD dublado ou cantado com o Play Back, pelas crianças acompanhadas do (a) catequista discreto e capaz de não aparecer demais. Enfim, uma obra principalmente infantil. Sei de muitas escolas que produzem excelentes espetáculos com seus pequenos alunos. Alguma professora, alguma religiosa com pendor para as artes poderia ir longe com este conteúdo. Fiz teologia para crianças. Aqui e acolá deixei até um erro de conceito porque é assim que as crianças falam, como é o caso de Zeus ou Júpiter que, entre os gregos não era “o criador”, mas apenas o maior dos deuses. Pensei em deixar do jeito que muitas crianças falam. Lembrei-me das paróquias onde a pastoral dá chance às crianças para falarem e agirem a partir do mundo delas.


Faixas do cd:

Dai a Deus
Povos todos louvai
O nome de Deus
Coisas que já sei
Desde o norte ao sul
Primeiro, glória a Deus
Maravilhas Ele fez
Deus nos elegeu
Dentro de mais um pouquinho
Eu sei que estás no céu
Porque santo é o Senhor
Anjos e Arcanjos
É mais um dia que nos dás
Os dois Pai nossos
Dai a Deus

.
TEOLOGIA CANTADA E COREOGRAFADA

Escrevi, pois, 20 canções para um CD de Teologia Cantada para crianças. Escolhemos 14. Acho as crianças capazes de Teologia. Imaginei este CD cantado por elas: 12 a 15 crianças vestidas com trajes típicos de 12 a 15 nações.

Dei liberdade total aos dois maestros jovens e à Irmã Verônica, Paulina, que o produziu e aos cantores que o interpretaram. Seus nomes estão na ficha do CD. Apostei nesses jovens. Não interferi em nada, exceto no título e neste texto que concluí depois do CD pronto.

PROPONHO

O uso de mapas-mundi, holofotes, fumaça, globos, árvores, água, flores, pequenos animais, velas, lanternas, Bíblia, Catecismo, roupas de vários países, play back que façam dele um musical infantil cheio de simbologia.

Utilizem o CD com dublagem e alguns microfones apenas para quem falar. As crianças cantem preferivelmente em cima do CD para não acontecer de a banda, ao vivo, abafá-las e, como infelizmente acontece, aparecerem mais os músicos jovens e adultos do que elas. Ou então, cantem com o Play Back, do mesmo CD. O espetáculo é delas, nunca é demais lembrar porque conheço o entusiasmo de alguns instrumentistas que não resistem em querer ver seus instrumentos ouvidos a três quarteirões do templo...
Por isso o CD foi mixado de forma a salientar as vozes infantis. Se alguma banda conseguir salientar as crianças e não tocar acima das vozes delas, utilizem-se 2 teclados, duas guitarras, um baixo, ritmos ( nunca uma bateria, nem saxofone). Poucos instrumentos.


PE. JOSÉ FERNANDES DE OLIVEIRA
(Pe Zezinho, SCJ)

PlayBack (instrumental)


Faixas do cd:

Dai a Deus
Povos todos louvai
O nome de Deus
Coisas que já sei
Desde o norte ao sul
Primeiro, glória a Deus
Maravilhas Ele fez
Deus nos elegeu
Dentro de mais um pouquinho
Eu sei que estás no céu
Porque santo é o Senhor
Anjos e Arcanjos
É mais um dia que nos dás
Os dois Pai nossos
Dai a Deus

.
Paulinas COMEP

3 comentários:

  1. Que bom seria se encontrar mais musicas catolicas em Play-back, participo de m grupo de cantos em minha paróquia e muitas vezes gostariamos de cantar alguma determinada musica e não encontramos... ou então não dispomos de técnica aprimorada para colocar as notas perfeitas, neste caso um play-back ajudaria muito.

    Airton Iwanczuk.

    ResponderExcluir
  2. onde é que eu baixo esse cd, hein? :S

    ResponderExcluir