quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Artigos - 08 de Setembro




A CRISE DE LINGUAGEM

O Dicionário de Homilética da Paulus e Loyola, organizado por Soddi e Triaca, em cerca de 1.800 páginas aborda a pregação cristã através dos tempos. É trabalho que não pode faltar em nenhuma estante. No verbete “Linguagem na Igreja” o autor Ettore Simoni aborda a crise de pregação nas igrejas.

Não há pregador pensante que não tenha se demorado sobre o fenômeno. Se há os que puramente repetem o que ouviram sem maiores reflexões, há os que pensam no que pregam, porque pregam e como pregam e nos que ouvem porque ouvem e como ouvem. Aí entram as línguas e as linguagens. Antropologia, psicologia, sociologia, linguística e neurolinguística são, hoje, preocupação de todos os que estudam a pregação religiosa nos templos, nas ruas e na mídia.

Excelentes estudos sobre linguística e teoria da Comunicação que hoje fazem parte das ciências da comunicação podem ajudar a compreender a Palavra a transmiti-la. A primeira anotação que o estudante de homilética deve jogar no seu computador é esta: pregar a Palavra é coisa séria. Demanda conhecimentos e não apenas sentimentos e deslumbramentos. Todo ato comunicativo supõe um antes e um depois. Se é para ser comunicativo tem que ter um porquê e um para quê. E deve ser parte de um processo.
Ninguém presidirá corretamente um ato litúrgico se não tiver o mínimo conhecimento a situação sociolinguística em que se encontra a comunidade. Não se prega a postes, mas a pessoas que têm uma vida pregressa e sonham com uma vida futura.

Autores profundos falam da cultura clerical e sacral que encontra a cultura leiga e não há como não estabelecer uma dialética entre as duas culturas, já que terão que conviver. O fiel que vai à missa ao ir para lá e ao sair de lá dá de cara com as linguagens do mundo. Achar este diálogo e, se oposição houver, uma oposição serena e culta é a função da homilética.

Quando se fala em crise de linguagem religiosa não se descarta a crise de linguagem laica. A palavra está em crise porque para milhões de pessoas perdeu o seu significado. Não traduz conceitos. E pessoas sem conceitos ou recebem mal ou comunicam mal o sentido das palavras. A crise está no pensamento. Quando Jean Baurdillard nos últimos anos do século XX fala da era fractal e G.K. Chesterton nos inícios do mesmo século falava do suicídio do pensamento, ambos abordavam a crise da linguagem. Os pregadores e políticos, enfim, os comunicadores não andam dizendo o que querem dizer. E a crise vem do parco conhecimento da língua e das linguagens. Grande número de pregadores se expressa mal na sua língua mãe por desconhecer o sentido das palavras e erram no uso das linguagens por desconhecer as simbologias. Isso vem da pouca leitura e da cultura apequenada. Patrimônio, repertório, gramática, códigos linguísticos, gírias entram na composição de uma boa pregação.

A super simplificação da língua e das linguagens ou a academização e a sofisticação causaram grandes danos à homilética. Nem um nem outro jeito de pregar oferecem conteúdo compreensível da fé.

Por isso o ministério da Palavra deveria ser dado apenas depois de verificado se o pregador é capaz de se expressar de maneira acessível à maioria dos ouvintes. As faculdades de teologia deveriam dar tanta importância à comunicação da teologia quanto ao aprendizado da mesma.

Há mais a ser dito, mas o estudante de homilética deve tomar a peito o propósito de ter na sua estante e conhecer seus dicionários de homilética, tanto quanto deve conhecer a Bíblia e outros tomos de teologia. Se o fará é questão de projeto de vida. Vai enfrentar, por décadas, multidões de olhos e ouvidos que esperam aprender com o que ele diz e faz naquele templo ou naqueles veículos midiáticos. Se tiver aprendido a pregar com serenidade, força e conteúdo sólido fará maior bem à igreja do que com suas pregações emotivas e repetitivas que não trazem novidade porque não levam conhecimento.

O assunto é vital! É como se estivéssemos construindo enormes prédios com pedreiros despreparados e com material de segunda ou de quinta categoria! Questionemos e provoquemos! Estamos chegando ao povo com nossa linguagem? Ou a linguagem do mundo nos deixou para trás? Ligue seu rádio e sua televisão, olhe os trajes de alguns pregadores, preste atenção nos seus enfoques e conclua.

DE IGREJA EM IGREJA

De igreja em igreja ou de movimento em movimento, alguns cristãos são hoje mais peregrinos do que fiéis, mais errantes do que paroquianos, mais romeiros do que diocesanos. Não se fixam. Costumam ir atrás do mais novo astro da fé. Se o proclamado novo astro da fé entende, ele devolve seus ouvintes à comunidade ou à igreja da qual veio. Se se acha a mais nova solução para o mundo, ou o novo de Jesus, ele funda um novo movimento ou uma nova igreja marcada por sua presença, sua imagem, suas palavras e seu pensamento e chama as pessoas para segui-lo. Torna-se mais onipresente do que Deus.

Mais do que “ouçam”, para o novo astro da fé o verbo é “venham”. Mais do que “ajudem os pobres daí”, o verbo é “tragam sua oferta, quando vierem”. Há um novo monumento a ser erguido, novos templos a serem criados, novos microfones e novas emissoras a serem oferecidas ao Senhor Jesus no novo jeito de anunciá-lo. Quem era fiel a outro grupo é gentilmente convidado a ser, agora, fiel ao novo mais novo da fé! Não é proibido ser infiel aos outros. Só não se pode ser infiel a quem o tornou infiel...

Quem não viu este filme? Acontece com freqüência vertiginosa. Novas igrejas fundadas há quarenta anos já deram origem a cinco ou seis outras e os fiéis, que não eram assim tão fiéis, porque já tinham deixado sua primeira igreja para irem ouvir o, ontem, mais novo pregador da igreja verdadeira, agora vão ouvir e seguir o mais novo pregador da agora mais nova igreja verdadeira. É a era do convencimento: “vem que aqui tem mais”!

Mais o quê? Na era da oferta e da procura, a nova igreja ou o novo movimento tem mais oferta para o que o fiel mais procura: milagres, consolo, bênçãos, graças, perdão, certeza de salvação! Ligue a televisão e o rádio e preste atenção nos discursos. Lei da oferta e da procura. Você procura e nós temos!...

O novo marketing da fé oferece mais. Se não o fizesse não teria tantos novos seguidores. Jesus disse que quem o seguisse teria que renunciar a si mesmo e tomar sua cruz. Os novos pregadores oferecem o “não sofra mais!” “traga sua cruz e a deixe aqui, porque depois desse culto, você sairá sem ela, sua dor irá embora”.

A ênfase no imediato, no agora-já, no milagre e na cura serve para milhões de pessoas que precisam urgentemente de um alívio. Movimentos e igrejas que o oferecem enchem seus templos. No dizer de um dos pregadores dessa forma de cristianismo “eles são as igrejas do “aqui-agora” e não do “depois”, “sucesso aqui e sucesso depois”, “vitória aqui e vitória depois!”

Poucos resistem a essas ofertas. Se um supermercado oferece algo mais vantajoso é lá que o freguês irá. Se uma igreja oferece fé mais realizadora é lá que o ex-fiel, agora infiel, irá ser o mais novo fiel! Alternância, emotividade e mobilidade parecem ser características da nossa era. Quem tocar o sentimento ganhará o pensamento!


A CRISE DE LINGUAGEM

O Dicionário de Homilética da Palus e Loyola, organizado por Soddi e Triaca, em cerca de 1.800 páginas aborda a pregação cristã através dos tempos. É trabalho que não pode faltar em nenhuma estante. No verbete “Linguagem na Igreja” o autor Ettore Simoni aborda a crise de pregação nas igrejas.

Não há pregador pensante que não tenha se demorado sobre o fenômeno. Se há os que puramente repetem o que ouviram sem maiores reflexões, há os que pensam no que pregam, porque pregam e como pregam e nos que ouvem porque ouvem e como ouvem. Aí entram as línguas e as linguagens. Antropologia, psicologia, sociologia, linguística e neurolinguística são, hoje, preocupação de todos os que estudam a pregação religiosa nos templos, nas ruas e na mídia.

Excelentes estudos sobre linguística e teoria da Comunicação que hoje fazem parte das ciências da comunicação podem ajudar a compreender a Palavra a transmiti-la. A primeira anotação que o estudante de homilética deve jogar no seu computador é esta: pregar a Palavra é coisa séria. Demanda conhecimentos e não apenas sentimentos e deslumbramentos. Todo ato comunicativo supõe um antes e um depois. Se é para ser comunicativo tem que ter um porquê e um para quê. E deve ser parte de um processo.
Ninguém presidirá corretamente um ato litúrgico se não tiver o mínimo conhecimento a situação sociolinguística em que se encontra a comunidade. Não se prega a postes, mas a pessoas que têm uma vida pregressa e sonham com uma vida futura.

Autores profundos falam da cultura clerical e sacral que encontra a cultura leiga e não há como não estabelecer uma dialética entre as duas culturas, já que terão que conviver. O fiel que vai à missa ao ir para lá e ao sair de lá dá de cara com as linguagens do mundo. Achar este diálogo e, se oposição houver, uma oposição serena e culta é a função da homilética.

Quando se fala em crise de linguagem religiosa não se descarta a crise de linguagem laica. A palavra está em crise porque para milhões de pessoas perdeu o seu significado. Não traduz conceitos. E pessoas sem conceitos ou recebem mal ou comunicam mal o sentido das palavras. A crise está no pensamento. Quando Jean Baurdillard nos últimos anos do século XX fala da era fractal e G.K. Chesterton nos inícios do mesmo século falava do suicídio do pensamento, ambos abordavam a crise da linguagem. Os pregadores e políticos, enfim, os comunicadores não andam dizendo o que querem dizer. E a crise vem do parco conhecimento da língua e das linguagens. Grande número de pregadores se expressa mal na sua língua mãe por desconhecer o sentido das palavras e erram no uso das linguagens por desconhecer as simbologias. Isso vem da pouca leitura e da cultura apequenada. Patrimônio, repertório, gramática, códigos linguísticos, gírias entram na composição de uma boa pregação.

A super simplificação da língua e das linguagens ou a academização e a sofisticação causaram grandes danos à homilética. Nem um nem outro jeito de pregar oferecem conteúdo compreensível da fé.

Por isso o ministério da Palavra deveria ser dado apenas depois de verificado se o pregador é capaz de se expressar de maneira acessível à maioria dos ouvintes. As faculdades de teologia deveriam dar tanta importância à comunicação da teologia quanto ao aprendizado da mesma.

Há mais a ser dito, mas o estudante de homilética deve tomar a peito o propósito de ter na sua estante e conhecer seus dicionários de homilética, tanto quanto deve conhecer a Bíblia e outros tomos de teologia. Se o fará é questão de projeto de vida. Vai enfrentar, por décadas, multidões de olhos e ouvidos que esperam aprender com o que ele diz e faz naquele templo ou naqueles veículos midiáticos. Se tiver aprendido a pregar com serenidade, força e conteúdo sólido fará maior bem à igreja do que com suas pregações emotivas e repetitivas que não trazem novidade porque não levam conhecimento.

O assunto é vital! É como se estivéssemos construindo enormes prédios com pedreiros despreparados e com material de segunda ou de quinta categoria! Questionemos e provoquemos! Estamos chegando ao povo com nossa linguagem? Ou a linguagem do mundo nos deixou para trás? Ligue seu rádio e sua televisão, olhe os trajes de alguns pregadores, preste atenção nos seus enfoques e conclua.

Pe. Zezinho, scj

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