terça-feira, 7 de junho de 2011

Padre Zezinho: 70 Anos Pensando em Deus



70 anos pensando como Jesus pensou para amar como Jesus amou

Tenho que partilhar a minha alegria no dia de hoje. Neste dia 08 de junho faz aniversário o Padre José Fernandes de Oliveira. Por este nome, acredito que poucos saibam a quem estou me dirigindo, mas se nos voltarmos a este sacerdote chamando-o simplesmente de Padre Zezinho, logo saberemos ligar o nome à pessoa.

Mineiro de nascença, da cidade de Machado, Padre Zezinho celebra neste dia 70 anos de vida. Sobre sua nova idade, assim se expressa: “sou um setentão, ancião teimosamente feliz, um quase velhinho a caminho da eternidade, um caminhante que não parou de caminhar”.

Ainda pequeno foi morar com a família na cidade de Taubaté, São Paulo. Fez seus estudos de Seminário nos Estados Unidos. Ordenou-se padre dehoniano (ordem do Sagrado Coração de Jesus) no ano de 1966. Com ampla contribuição para a Igreja de hoje, Padre Zezinho é mesmo um “Cidadão do Infinito”.

Nestes tempos em que os holofotes parecem querer ofuscar o verdadeiro sentido de falar de Deus através dos meios de comunicação, estando na “mídia sem ser da mídia”, Padre Zezinho continua sua missão de sacerdote, cantando, escrevendo, celebrando... anunciando as maravilhas de Deus.

Atualmente alcança a marca de 2.000 composições musicais (mais de 1.700 já gravadas), algumas com versões em cinco línguas, conta ainda com mais de 90 livros e diversos artigos publicados.

Diante de tantos feitos a favor da evangelização, ao refletir sua trajetória junto aos meios de comunicação social, ele diz: “nada fiz em desacordo com meus superiores, também não cavei meu púlpito. Precisaram de mim e me chamaram: ‘aqui estou’, foi a minha resposta. Sou um padre catequista que há mais de 45 anos decidiu que ressaltaria a vocação de pensar, repensar e atualizar a fé que sentimos: Pensar como Jesus pensou para amar como Jesus amou”.

Imagino quanto bem ele tem feito. Não é de hoje o meu apreço e respeito por este sacerdote. Desde os meus 10 anos alimento uma profunda admiração por suas músicas, seus livros e pelo jeito simples e profundo de falar das coisas de Deus.

Quem nunca ouviu: “Um certo Galileu”, “Oração pela família”, “Estou pensando em Deus”, “Amar como Jesus amou” e tantas outras de suas notáveis canções? Inspirado na espiritualidade de Santa Tereza d’Ávila, recentemente lançou o disco: “Quando Deus se calou”. Um álbum com 14 novas músicas dedicadas aos que sofrem de depressão, nas mais diversas situações da vida.

Além de compor, Padre Zezinho chega aos 70 anos de idade escrevendo bastante. Em 2009, lançou o livro: “De volta ao Catolicismo”, alcançando a sua 6ª edição. No ano passado, o livro: “Um rosto para Jesus”. E já promete mais uma obra de sua literatura para o final deste ano.

Por ocasião de seu natalício, dirijo-me a este instrumento de Deus na vida da Igreja, reconhecendo a sua valorosa e grandiosa colaboração espiritual e catequética junto às famílias, aos jovens e às crianças. Sinto-me bastante feliz em expressar estas palavras.

Esta é a minha singela homenagem ao aniversariante do dia. Mesmo não sendo possível desejar-lhe pessoalmente os meus votos de um feliz aniversário, rezo para que a sua missão de evangelizar e catequizar a todos nós possa se estender por muitos anos.

Que Deus continue abençoando o Padre Zezinho, a fim de que este seu servo continue a transmitir a “Paz Inquieta” que o amor divino reserva a todos nós e que “Maria de Nazaré” continue a cativar a sua fé, no intuito de que ele seja sempre um precioso bem para toda a Igreja. Amém! Assim seja!


Aureliano de Sousa Gondim
Seminarista da Diocese de Crato-CE


6 comentários:

  1. Ele é realmente alguem em que devemos nos espelhar. Mineia

    ResponderExcluir
  2. É um verdadeiro cidadão do infinito
    que nos inspira a fazer o mundo mais bonito
    e a buscar com toda garra aquilo em que acredito...

    ResponderExcluir
  3. Suas canções realmente inspiram a vida e a caminhada da gente! Sou sua fã!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse padre realmente fala como Jesus falou. Amo tudo o que ele fez e faz. Ele merecia que se enchesse um estádio só para homenageá-lo. Adorei e estou ficando! Meu abraço!

    ResponderExcluir
  5. Esse Padre é um Profeta dos nossos tempos,Deste pequeno que ouço as musicas de padre zezinho, Em 2005 teve a oportunidade de esta em um show na minha cidade natal foi uma graça. Seus livos nos toca profundamente, Deus Abençõe sempre

    ResponderExcluir