sábado, 26 de dezembro de 2009

Artigos - 26 de Dezembro

-



O DEUS QUE NOS VEM AO ENCONTRO

A Bíblia diz que Deus faz isso. Ele vem! Marana tha! Veio em socorro de Israel porque ouviu os seus clamores (Ex 3,7). Defendeu os indefesos Go’el (Ex 22,22; Sl 103,6). Mandou seu filho, quando não o pedíamos (Jo 5,24; Jo 6,39). O filho, quando veio, foi ao povo e teve pena dele (Mt 14,14)
Camelos e elefantes se abaixam para levantar seus passageiros. Alguns ônibus se rebaixam para que crianças e pessoas feridas entrem neles. Deus faz melhor, porque desce do infinito e nos eleva bem mais alto.
Curvar-se é um verbo eminentemente gentil. É como dizer : Se você não consegue subir onde estou, eu desço e busco você! Feliz o crente que entendeu esta verdade. Jesus fez isso! É dessa forma que um católico deveria ver a vida e obra de Jesus de Nazaré. É isso que nos faz vê-lo como o Messias. Assumiu nossas dores. Humilhou-se a esse ponto. É belíssima a passagem de Paulo aos Filipenses 2,3-8) Gosto de assim interpretá-la nos meus encontros com o povo.
Não façam nada por ambição, nem por vaidade; mas, com humildade considerem-se menos do que os outros. Ninguém busque apenas o próprio interesse. Todos e cada QUAL procure fazer o que é bom para os outros.
Tenham dentro de si o mesmo sentir de Jesus, que, sendo de condição divina não estaria usurpando nada ao se considerar igual a Deus com quem era um.
No entanto o que fez? Esvaziou-se, assumiu a condição de servo, assumiu a aparência de um ser humano que de fato ele foi porque, manifestou-se e identificou-se como homem. Rebaixou-se a este ponto e foi obediente até á morte, aceitando uma das formas mais humilhantes de morrer: morte de cruz.
Por isso Deus o elevou acima de tudo e deu a ele um nome que está cima de todo o nome.
Que ao nome de Jesus se dobrem todos os joelhos, dos seres do céu, da terra e dos debaixo da terra. Humilhem-se todos como ele se humilhou e toda a língua proclame : - Sim Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai.




JESUS JÁ FOI MENINO

Jesus já foi menino
Agora não é mais.
Cresceu, viveu, morreu
Amou e padeceu
Mas nos legou a paz.

Quando eu era criança
Orava ao Deus menino
Pensava que ele era
Um Deus bem pequenino.

Depois que fui crescendo
Eu fui compreendendo
O caminhar da história
e a graça da memória
na vida do cristão.

Não mais orei ao Cristo
Falando em Deus menino
Não há Jesus menino
É que Jesus cresceu,
E adulto está no céu
Aonde agora vive
E, gloriosamente,
Um dia voltará.

E, enquanto o esperamos,
Lembramos seu Natal
E oramos neste dia
Junto á Virgem Maria
que salva está no céu

E então assim oramos:
-Ó Cristo que és divino,
Que já foste um menino
E agora não és mais,

Ajuda nosso povo
A respeitar aqueles
Que foram concebidos
E não os abortar

E aos nossos pequeninos
Dar colo e proteção,
Pra que sejam felizes
Aqui nesta nação.

Jesus já foi menino.
Agora não é mais!
Mas nós o festejamos
Lembrando a sua vinda
Passados 2000 anos
E já 2000 Natais!

Jesus faz diferença
Onde esta fé alcance!
E onde ele é amado
A paz tem uma chance!




UMA PRECE POR MARIA

O Senhor nos deu um filho
Desde sempre filho seu
Mas deu ao mundo o seu brilho
E do céu ele desceu

Veio assumir nossas dores
Fez-se humana criatura
Quis viver entre os humanos
Quis nascer de virgem pura

Foi assim que, um certo dia,
Ele, que era o filho eterno,
Encarnou-se e fez morada
Dentro de um ventre materno.

Maria ficou pensando:
-Por que eu? Sou tão pequena!
E o anjo foi avisando
-Deus acha que vale a pena!

A vida inteira, Maria
Pensou naquele mistério;
A vida inteira do Cristo
A mãe o levou a sério.

Por isso é que a gente a louva
E, a cada novo rosário,
Com ela contempla o Cristo
Desde Belém ao calvário
Desde o anúncio à ascensão
E agora, lá no sacrário

Em tudo isso, Maria
Estava lá toda pura
Na maior contemplação,
Coisa de quem é cristão,
Pois de Jesus ela entende
Muito mais que todos nós.


Creio no Pai e no filho
E no Espírito Santo
Um só Deus em três pessoas
É este o Deus que eu adoro

E, quando posso, acrescento
Uma prece por Maria
Que não é nem poderia
Ser Deus, como Deus é Deus

Mas merece meus respeitos
Porque de todos os ventres
O dela o Pai escolheu
E dentre todos os seios
O dela é que amamentou
Aquele que, anos mais tarde,
Por mim se sacrificou!



DEUS ESTÁ ME CRIANDO

DEUS não me criou: está me criando
não me formou:, está me formando
não me chamou: está me chamando
não me amou: está me amando
não me disse: está me dizendo
não me salvou: está me salvando

EU

Não cheguei lá: estou indo
Não sou santo : estou me santificando
Não me converti : estou me convertendo
Não me encontrei : estou me encontrando
Não sei o suficiente: estou aprendendo

DEUS

Não me responde tudo: me ensina a pensar
Não me dá sempre a mão: quer que eu caminhe
Não me empurra: me convida a ir
Não me fala aos ouvidos: dá sinais
Não pára o rio: me ensina como atravessá-lo
Não tira os obstáculos: me ensina a superá-los

Eu

Não sou um zero á esquerda: sou pessoa
Não sou um lixo: Deus não fabrica lixo
Não digo que não sou nada: eu sou alguém
Não me sobreponho: ponho-me no meu lugar
Não me deixo pisar: não sou capacho
Não piso nos outros: caminho junto

É Deus em primeiro e. depois, os outros e eu, lado a lado
Nessa ordem, porque já havia o outro, antes do nascer do meu “eu.”
Se tiver que perder de vez em quando, entederei.
Não pretendo me proclamar vencedor em tudo e sobre todos.
Saberei perder sem me sentir um perdedor.
Jesus também perdeu, mas venceu a longo prazo.

Do meu ângulo, o mundo tem 6,8 bilhões de “outros” e só um “eu”
Não posso querer que tudo passe pelo meu pequeno e inacabado “eu”.
Por isso, tomarei cuidado para não fazer marketing exagerado do meu “eu”
porque certamente não sou e não serei pessoa nota dez.
Além DISSO, o Procom do céu nâo costuma carimbar produtos falsos.

Sou uma obra inacaba.
O jeito é deixar que Deus termine o que já começou em mim



POEMA DA TRINDADE

Jesus falou que existe um céu eterno
Falou que Deus existe e é paterno
E disse muito mais:
Falou que Deus nos ama ternamente
E que nos quer pra sempre eternamente
Vivendo a sua paz.

Ele não é o Pai, mas vem do Pai
O Pai é uma pessoa e ele é outra,
Mas deixa claro que ambos são um só.
Se são um só, como é possível isto?
O Pai o enviou a este mundo
Para nos dar o dom desta verdade
Por isso é o chamamos Jesus Cristo
Ungido pelo Pai na caridade
E o que ele diz a gente aceita e pensa.

Se ele falou que é então será.
E se mostrou que ama e tem poder
Que o Pai lhe deu todo o poder que existe,
Então, amigos meus, assim será!

Quando partiu, soprou sobre os amigos
Dizendo –Eu volto para o Pai, de quem eu vim
Vou preparar a ida de vocês.
E isso ele falou mais de uma vez.
E deu a eles neste sopro santo
O amor do Pai e o dele, que nos amam tanto
E este amor, eu sei, é o Espírito Santo.

Jesus falou que ele e o Pai são um
E ele não é o Pai, e o Pai não é o Filho
E os dois nos dão, porém os dois não são
o Espírito que nos enviam.
Ele é outra pessoa do mistério
De um Deus que é um só, e um não é o outro.

Mas há um Pai que nos envia o Filho
E há um Filho que nos traz o Pai
E um sopro santo a proceder de ambos
Que nos conduz, por causa de Jesus,
Ao Pai eterno e à sua santa luz.

Se Cristo fala ao Pai como outra pessoa
E manda o seu Espírito que não é ele mesmo
E diz que são um só, um só é o que eles são:
Trindade Santa , mas um só Senhor!

Eu sou monoteísta e trinitário
Creio que há um só Deus em três PESSOAS
Não sei dizer nem explicar bem isto
Porém quem me falou foi Jesus Cristo.
Que está no Pai de quem um dia veio

E vai voltar, e isto eu não sei quando
Mas antes disso eu sigo acreditando
E esperando ver um dia esta verdade
Do Deus que é um, mas que é um Deus Trindade.


Padre Zezinho, scj


----------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário