quinta-feira, 9 de julho de 2009

Artigo - A MÍDIA E A OPINIÃO PÚBLICA

-

Que os políticos têm força, é evidente. Que a mídia no Brasil é um poder, está mais do que claro. Que a opinião pública pende mais para o que diz a mídia do que para o que dizem os políticos, também é claro. O episódio que envolveu o deputado Sérgio Morais, do Rio Grande do Sul, a reação da mídia, e com esta, reação a do povo, serve de exemplo para qualquer estudioso de comunicação.
O deputado disse em franco desafio à mídia, em Brasília, que pouco se lixava para a opinião pública. Deixou claro que, com ou sem a influência da mídia, ele se elegeria. Era um poder desafiando o outro. Com relação ao seu reduto eleitoral, talvez tenha dito uma verdade. Mas sua verdade se circunscreve àquele reduto. Ao provocar, no centro do poder, o poder dos jornalistas, houve imediata reação e, como sempre, quem chegou mais depressa ao povo foram os jornalistas. O povo que não vota no deputado reagiu, sentindo-se também provocado, posto que a fala do deputado menosprezou o nosso sistema eleitoral. Deu a entender que deputados não precisam nem de mídia, nem da opinião pública; ledo engano!
Perdeu o cargo, prejudicou a relação políticos-noticiaristas. Se for verdade que um político não deve se deixar influenciar pela mídia, também é verdade que esta não pode ser influenciada pelos políticos. A opinião publica precisa ouvir, ler e ver o que acontece no centro do poder. Quem traz esses dados ao povo é a mídia. Os deputados precisam dessas notícias para chegar lá. . Menosprezando o pensar do povo e a mídia sediada na vizinhança do Congresso o deputado foi longe demais na sua provocação. Podemos não concordar com os jornalistas, mas sem eles nossa democracia seria bem mais pobre, como seria sem eleições, sem política partidária e sem partidos. Errou o deputado e já pediu desculpas, A mídia por sua vez, mostrou que tem poder. Derrubou o deputado do cargo que exercia. O público tomou partido, mas isso não lhe tira a opinião que faz sobre os partidos, a mídia, a Igreja, os sindicatos e as outras forças do país. Dessa vez o povo ficou com a mídia e contra o deputado. Amanhã o povo talvez castigue os jornais... Opinião pública é coisa séria. Não é bom ignorar forças vivas de um povo. Se o deputado não sabia, agora já sabe!
.

José Fernandes de Oliveira
PADRE ZEZINHO, SCJ
.
23/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário