sábado, 12 de janeiro de 2013

Canção Para Meu Deus - 40 Anos

Disco comemora 40 anos, e é considerado um marco na história da Música Católica.

  

 "...Se ouvires a voz do vento / chamando sem cessar / se ouvires a voz do tempo / mandando esperar / a decisão é tua!..."

Lançado originalmente em 1973, o disco que é um dos preferidos dos fãs do Pe. Zezinho, continua guardado a sete chaves nos arquivos das Edições Paulinas. O LP é encontrado apenas em sebos e afins.
O disco inovou na linguagem e na sonoridade; o LP é todo acústico, os violões são a base principal; inovação muito antes dos acústicos da MTV nos anos 90.


O destaque deste disco é a participação especial da cantora Marion Camargo, filha de Wilma Camargo, principal arranjadora e compositora dos primeiros discos das Edições Paulinas nos anos 60 e início dos anos 70. Marion também é mãe da cantora Vanessa, ex Trem da Alegria e Ex-Cantores de Deus.
A participação de Marion em duetos com o padre Zezinho, durou até o LP "Qualquer coisa de Novo" em 1982. Afinal, as vozes combinavam muito!



A música título já havia sido gravada em 1971, no compacto do Padre Zezinho "O Convite do Senhor", com o nome "Uma canção para meu Deus", com outros arranjos e interpretação de Tony Campello, considerado precursor da Jovem Guarda, irmão da cantora Celly Campello.



Em 1974, "Canção para meu Deus" ganhou uma versão em espanhol de todas as suas canções, com o título de "Ciudadano del infinito".

 

Em 1998, pe. Zezinho volta ao estúdio das Edições Paulinas, junto com a formação original dos Cantores de Deus, para regravar o disco "Canção para meu Deus". As músicas ganharam arranjos artificiais à base de teclados. Nada melhor que o original; clássicos não deveriam ser regravados.


"...No peito eu levo uma cruz / No meu coração o que disse Jesus..."  

40 anos depois, “Nova Geração” tornou-se a música oficial da Peregrinação da Cruz, cujo refrão dá nome ao álbum. Vale lembrar que por todo o mundo, jovens de todas as idades, de ontem e de hoje já cantaram esta canção ao longo de gerações.
A regravação contou com a participação de mais de 80 cantores católicos de todo o Brasil. Numa versão emocionante, o arranjo vocal faz um passeio geográfico e cultural, “viaja” por todo o Brasil e apresenta diversos sotaques, muitos ritmos, mostrando a beleza e a riqueza de nossa gente e nossa música. A introdução da música traz a voz de pe. Zezinho, scj, como em sua primeira gravação, em 1973 Em seguida, cantores dos mais diferentes estilos musicais e de várias partes do país emprestam suas vozes para essa releitura musical que alterna sotaques e interpretes, até que novamente pe. Zezinho, scj, canta a frase: “Eu creio na força do jovem que segue o caminho do Cristo Jesus”.  No refrão todos os artistas cantam em uníssono e no ritmo do samba.

Este ano também completam 40 anos os discos:

"O esgoísmo escraviza, o amor liberta"
"Cantigas do novo reino"
"Eu conheço uma criança"
"Jovem total"
"Ágape"
"Oração depois de um show"
"Quero voltar a construir"
"Tempo e contratempo"
"Tenho muito amor"
"Um homem para a eternidade"


Um comentário:

  1. Bom de mais, olha eu tento mais não consigo baixar este disco original, já tentei de tudo, o máximo que encontro são as musicas regravadas e não dá, se puder me ajudar de alguma forma agradeço.

    ResponderExcluir