terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Artigos - 25 de Janeiro

.



FIZESTE A TUA PARTE

Fizeste sempre a tua parte.
Fui eu que não fiz a minha!
Deste-me a luz e a graça para eu ser pessoa plena.
Fui eu que não abri a cortina!
Deste-me, o tempo todo, a chance de escolher.
Fui eu que não te escolhi e muitas vezes optei por mim mesmo, porque era mais fácil, mais agradável e parecia mais vantajoso!

Por isso, Senhor, admito que pequei.
Foi minha culpa, tão somente a minha culpa.
Não tenho como acusar os outros nem os que me levaram ao erro e a ciladas. Eu quis. Mas, se tive liberdade para querer pecar, quero ter a liberdade de querer me arrepender, não por medo, mas por amor.

Quero ser teu porque me amas e não porque poderias castigar-me. Quero ser teu porque me queres no céu e não por medo de passar a eternidade longe de ti.

Quero amar-te por amor e não por dever ou por medo. Quero amar-te encantado com o ser que és. Concede-me esta graça!




NÃO SOU QUEM DEVERIA SER

És quem és. Eu deveria ser quem sou, mas nem sempre o sou. Não sou quem deveria ser. Não vivo plenamente a minha identidade. Deve ter sido isso que teu filho Jesus quis ensinar quando nos propões que fôssemos perfeitos como tu és! (Mt 5,48) Não tanto quanto, mas, dentro do limite humano, em plenitude humana; como o copo de água fica pleno, embora nele caiba menos água do que no barril.

Muitas vezes traí a mim mesmo, busquei ressaltar demais o meu eu, traí o teu projeto. Projetei-me demais. Aceitei ser tratado como um santo que não sou. Aceitei aplausos imerecidos, sem ao menos lembrar que outros mereceriam mais. Poderia ser melhor do que fui, ter feito melhor do que fiz e sido mais completo do que fui.

Poderia ter ouvido e não ouvi; ter amado e não amei; ter perdoado e não perdoei; ter doado e não doei. Poderia ter partilhado e não partilhei; Poderia ter compreendido e não compreendi. Nessas horas não fui quem deveria ter sido. Continuo não sendo quem deveria ser. Concede-me a graça de um dia poder dizer que sou quem sou, porque, por enquanto, ainda ajo como quem é menos ou mais do que é.




LEVA-ME A CONVIVER

Ainda não aprendi a conviver com irmãos e irmãs que não pensam como eu penso, não pregam como eu prego e não oram como eu oro. Ainda não sou suficientemente cristão, por isso mesmo, suficientemente ecumênico. Cristãos de verdade são fraternos e ecumênicos e, embora discordem do modo de crer e afirmar a fé, percebem Tua luz nas outras igrejas. Não se acham os únicos eleitos. Ainda sofro da tentação de achar que sou mais cristão do que eles; que eles precisam mudar e eu não! Preciso aprender urgentemente a praticar este exercício de humildade.

Há santos fora da minha casa, santos em outros grupos da minha igreja, santos em outras religiões, santos que tu fizeste porque são teus santos e não nossos. Não fomos nós que os fizemos santos, nem nosso maravilhoso movimento ou nossa querida comunidade. Foste Tu, Senhor, com a anuência e a concordância deles.

Concede-me, pois, a graça de tentar, nos anos de vida que me restam, ser um santo a teu modo; não ao meu; um santo que não entra em competição. Direi sempre o que penso, mas quero dizê-lo sem perder o respeito pelos irmãos de quem eventualmente eu discordo. Que meus irmãos sejam santos e consagrados do jeito deles. Eu tentarei ser santo do teu e do meu jeito. Se discordar deles, quero discordar com amor e sinceridade, de tal maneira que eles percebam que eu os amo.

Para que serve um santo, se ele não se pauta pela verdade? Para que um santo se não admira o que é bom da parte dos outros? Para que um santo que não discorda com sinceridade? Ajuda-me a não brigar pelo teu colo e a não achar que estou mais nele do que os outros. Que eu me contente com o pedacinho que tenho, que já é grande e que basta para as minhas pretensões de, um dia, encontrar-te e viver ao teu lado por toda a eternidade. Merecer, eu não mereço, mas espero estar em Ti para sempre, porque sei que da tua misericórdia.



QUE EU ENTENDA OS TEUS SINAIS

Que falas comigo, eu sei! Que me mandas sinais, eu sei. Eu só não sei ouvir a tua voz, nem ter certeza de que é ela a me falar. Tua voz ainda não soa aos meus ouvidos e eu não sou muito bom em distinguir vozes interiores nem saber se vem do Senhor ou da minha própria imaginação. A imaginação já enganou a muitos crentes que apostaram que era tua voz e não era.

Mas, que me dás sinais, eu sei que dás. Sou eu que, às vezes, não sei decifrá-los. Que te comunicas é certo. O problema sou eu, que nem sempre capto. Se posso pedir, - e sei que posso-, a graça que eu peço é que me ensines a ler os teus sinais e a ouvir as tuas vozes, as verdadeiras. Quero saber distinguir as vozes falsas que, na verdade são desejos meus, disfarçados em revelação.

Ensina-me a distinguir as vozes que me falam ao coração. Eu ainda não sei o que é teu e o que não é; o que é meu e o que não é. Eu ainda gostaria que me respondesses do jeito que eu imagino que responderias. Mas a realidade é outra: és livre. Ensina-me a ouvir o que tens a me falar e não a imaginar que disseste o que eu gostaria que me tivesses dito.



SERENO E PENITENTE

Passarei a minha vida como penitente, a pedir perdão pelos meus pecados, de manhã, de tarde e à noite, mas passarei o resto da minha vida tentando não viver de remorso, porque confio na tua misericórdia.

Quero viver de pedir e de dar perdão e de confiar que serei perdoado. Quero viver como quem sabe que a tua compaixão é infinita porque és rico em misericórdia. (Ef 2,4) Não me quero sentir mais culpado do que sou, nem menos culpado do que tenho sido. Quero assumir com realismo a minha culpa, mas também as virtudes e os valores que são dons que me deste e pelos quais sou e devo ser grato.


Pe. Zezinho, scj

........................................

Um comentário:

  1. Queridos irmãos, temos um projeto de Jesus Cristo para mudar os destinos de todo o mundo. A mais recente revelação de Jesus Cristo para a humanidade antes do dilúvio de fogo. Convido você a visitar o meu blog, colocar-se como um seguidor, proporcionando uma verdadeira revelação do Espírito Santo a todos. A partir do momento que você lê este aviso, algo dentro de você vai acontecer. Sim, eu vou ler as revelações de Jesus Cristo, algo imediatamente alegrará sua vida. Se você disser não para o aviso e eliminá-lo. Então, algo vai sair de você. O verdadeiro Espírito Santo será tirado de você. Tenho certeza que você vai visitar as revelações do Senhor Jesus, não vai negar. O atalaia.
    http://livrodoespiritosanto.webnode.com.br/

    ResponderExcluir