quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Artigo - Intercessão Em Alta

.


Temos novos intercessores na praça. Quem combate a intercessão dos santos e sugere que eles nada podem fazer por nós porque morreram e dormem o sono da espera, ocupou o seu lugar nos templos e na mídia. Os novos intercessores são eles. Pedem que se mande e-mails, que se telefone para pedir suas preces. O fiel liga e conta seu problema e eles, o que fazem? Intercedem por este fiel a Jesus, ou ao Pai em nome de Jesus. É a intercessão dos daqui. Essa está em alta em todas as igrejas. A outra só é usada por quem acredita na intercessão dos de lá: a da mãe Maria e a de todos os santos já salvos e bem acordados em Cristo!

Com o advento da oração na mídia, a intercessão está a pleno vapor. Se o leitor se der ao trabalho de percorrer, das 08:00h da noite até alta madrugada, as estações de televisão e rádio AM e FM, vai encontrar centenas de pregadores a interceder pelos fiéis, a orar por divinas revelações e a pedir em favor dos sofredores ou das necessidades dos seus fiéis e ouvintes.

Estão se colocando entre o fiel e Jesus e falam ao Pai eterno em nome de Jesus, ou falam a Jesus, o Filho eterno que atende aquele fiel pelos méritos da sua cruz. Porque crêem que Jesus é salvador, garantem curas, milagres e divinas revelações. Sentem-se seus porta-vozes e porta-vozes do fiel. É o papel reservado na Igreja Católica aos santos e profetas na terra e, depois que morrem, aos mesmos lá no céu. Os cristãos acreditam que tal intercessão será ouvida.Na televisão há santos vivos a quem o povo chama de padre ou reverendo. O povo os vê como santos. Aposta na sua prece e na sua bênção. Bebe aquela água que seu intercessor benzeu com uma prece. Nós, católicos, além da intercessão de pessoas caridosas e santas ainda vivas também acreditamos na intercessão dos santos que estão vivos no céu, morreram, mas ressuscitaram em Cristo.

Certo? Errado? Fatos são fatos. Todas as igrejas apostam na intercessão. Só que algumas vão até à morte do pregador. Depois disso vem outro e não se fala mais com ele nem se fala mais dele. Nunca mais invocam sua intercessão. Nós falamos deles, com eles e continuamos a pedir que lá, onde estão acordados e vivos em Cristo, continuem intercedendo por nós. Aí está uma das muitas diferenças entre ser cristão católico ou pentecostal. Está no tempo de ir para o céu e receber a coroa da justiça. (2 Tm 4,8) Tiramos conclusões diferentes da mesma Bíblia. Se um dos lados estiver enganado, saberá quando morrer. Eu, sacerdote católico li e escolhi aceitar a intercessão dos daqui e dos de lá. Li isso na mesma Bíblia de todos os cristãos!

Pe. Zezinho, scj

Nenhum comentário:

Postar um comentário