sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Artigos - 02 de Novembro

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QUEBRA DE MALDIÇÕES


Faço parte dos sacerdotes católicos que questionam as celebrações e os ritos hoje conhecidos como quebra de maldição. Somos milhões os católicos que não vemos tal catequese como proposta positiva de vida e de fé. Canoniza o medo, dá a entender que Deus se vinga até à quarta geração, e acentua demasiadamente o papel de alguns sacerdotes ou dos intercessores em detrimento dos sinais e dos sacramentos que já temos na Igreja. Além do mais, empobrece a doutrina da graça, da redenção, da presença de Deus na família, da misericórdia e do poder salvífico do sangue de Cristo. Colocam o ritual de quebra e de purificação acima da certeza do perdão. E dão a entender que só aquele grupo ou aqueles sacerdotes podem derrotar o que eles chamam de estratégia do inimigo! No fundo eles também têm uma estratégia de combate ao inimigo e chama-na de quebra de maldição. A Igreja com seus sacramentos e sua proposta de confiança no perdão está acima desses esquemas. Vai-se aos templos para interceder, pedir perdão, louvar, agradecer, ouvir a palavra e partilhar da riqueza espiritual que temos. Oficialmente a Igreja não tem nenhum ritual de quebra de maldição. Apenas alguns grupos a praticam. E se alguém o fizesse teria que ser autorizado pelo bispo porque exorcistas não podem se improvisar. Entre nós não é qualquer pregador que lida com o mal e com o demônio. Em casos mais graves as autoridades precisam intervir. Mas o acento dos católicos é na coragem e na confiança no Deus que perdoa e que não se vinga de nossos erros passados, nem dos erros de nossos antepassados.
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Ao ouvir um pregador católico numa emissora convidando os fiéis para uma missa de quebra de maldições, e ao vê rna televisão o convite de uma igreja pentecostal para mais uma sessão de descarrego, tentei lembrar algum papa, bispo ou documento que nos últimos cem anos tivesse abordado tal prática de exorcismo contra o mal ou contra o demônio. Não me lembrei de nenhum. Também não sei de nenhum teólogo católico que acentue esta luta contra as maldições na família. O que sei é das encíclicas Miserentissimus Redemptor, Redemptor Hominis, Dives in Misericórdia, Redemptoris Mater. Apontam para o Deus que perdoa e que liberta.

Se releio o os documentos do Vaticano II, o CIC (Catecismo da Igreja Católica), se procuro, no Novo Testamento, os temas redenção, resgate, salvação, mediação, compaixão, perdão e misericórdia, o que encontro é Jesus e seus apóstolos a me dizerem para não ter medo e a confiar nele porque ele venceu o mundo.

Fica mais claro a cada passagem que Deus não vai punir ninguém pelos desvios ou erros dos antepassados e que um cristão, sobretudo se for católico e crer nos sacramentos, não carrega maldição alguma. O que somos é portadores da misericórdia do mesmo Jesus (Rm 9,23, 2 Cor 4,7). Se há vasos para a desonra, estes não somos nós. O que sei é Jesus que curou um paralítico, sem que o enfermo o pedisse, (Jo 5,1-12) e depois propôs que ele mudasse de vida para não lhe acontecer algo pior. Não era maldição. Era advertência. Sei que ele ressuscitou o filho de uma viúva,(Lc 7-12-15) sem que ela tivesse solicitado.

O que sei é que em Jesus fomos libertados do antigo jugo e que seu jugo não fere e seu fardo é leve. ( Mt 11,30; Gl 5,1) e ninguém de nós tem que passar pelo ritual de quebra de encanto ou de maldição, qualquer que seja o padre que o faz. Já temos os sacramentos. Marreta alguma de padre nenhum quebrará as maldições que levamos, porque não somos malditos e, sim,agraciados e benditos, predestinados e justificados, gratuitamente. (Rm 8,29-30) (Rm 3,22-24)

Fomos batizados, crismados, consagrados ou em ministérios ou em matrimônio e o rio de bênçãos que passa por nossa igreja e por nossas famílias é maior do que eventuais problemas e descompassos que possa haver lá, onde atuamos.

Leio em Efésios: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a este "glória" na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.
(Efésios 3, 20-21)

Mas isto só se aprende quando aprendemos a catequese de todas as dimensões do Cristo:

“do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. (Ef 3,15-19)

O demônio não tem poder sobre nós. Já fomos resgatados pelo Cristo (1 Pd 1,18)

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; (Gálatas 3, 13)

Deus que é rico de misericórdia, ( Ef 2,4) muito nos ama e amou. Seu filho Jesus disse para não termos medo,(Mt 10,31) porque valemos mais do que muitos passarinhos. Se eles são resgatados nós também somos. Foi Jesus quem nos garantiu que somos ramos da videira que é ele, (Jo 15, 1-56) Ele mesmo nos classificou como luz do mundo e sal da terra (Mt 15,14, Mt 5,13) e garantiu que se o buscarmos e se tivermos fé o mal não prevalecerá contra nós ( Mt 9,22).

A insistência no mal que nos cerca e na necessidade de quebrá-lo, insistência que se pratica nas igrejas pentecostais é problema a ser resolvido por aquelas igrejas. Para nós, católicos, que somos igrejas cristãs e não pentecostais, o Cristo crucificado e ressuscitado e presente entre nós e na eucaristia é força suficiente para sabermos que, para aquele que confia em Deus tudo concorre juntamente para o bem. (Rm 8,28) Se somos espirituais sabermos discernir o mal do bem (1 Cor 2,15) Paulo lembra que Jesus já nos libertou e propõe firmeza contra quem tenta nos colocar debaixo do jugo da servidão( Gl 5,1) .


Para quem é de Cristo os tais ritos de quebra de maldição não têm o que quebrar, porque Deus não põe na nossa conta o débito dos nossos a antepassados. A Igreja ora e pede perdão em suas missas: Por minha culpa, minha culpa tão somente minha culpa! Se débito há ele é exclusivamente nosso.Então ela pede a intercessão de Maria e dos santos para que orem, lá no céu, por nós. Não estamos pagando por nenhum DNA ou por nenhuma árvore genealógica. Não somos seus frutos enfermos. O pecado eles era deles e foi resolvido entre eles e Deus que é rico em misericórdia. O nosso também o será, porque Cristo fez o que foi preciso para nos regenerar.( At 2,28) O resgate já foi pago com antecedência.

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; (Gl 3, 13)

Não temos porque temer. Ele pagou por nós um alto preço. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, (Ef 1, 7) Prendeu o que nos mantinha presos (Ef 4,8). Havendo por Cristo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliou consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. (Cl 1, 20)

Quebra de quê se a maldição já foi quebrada? Se o que prevalece é a bênção? Medo de que se até a morte já foi vencida? Onde está a tal vitória do inimigo? (1Cor 15,54-57)

O pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. (Romanos 6,14)

Quem quiser ficar apenas com o Antigo Testamento vaia achar trechos que sustentam a tal quebra de maldição como forma de expiação. Mas naquele tempo não havia acontecido a redenção. Agora temos um Redentor e um Sumo Sacerdote que se compadeceu da dor do povo ( Hb 4,15; 8,1; 9,11). A doutrina é de Paulo.( Hb 5,1)

Todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados (Hebreus 5,1)

Mas Jesus foi mais longe. Pagou por nós. Seu sangue foi derramado por nós. Assumiu nossas cruzes e dores e expiou nossas culpas e as de nossos antepassados. Já pagou por todos. (1 Pd 1,18-22) E Pedro orienta:

Se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, ( 1 Pd 1,17)

Se Deus nos julga segundo a obra de cada um, então não há maldição de antepassados a pagar, porque a obra deles é deles e a nossa é nossa. Seremos julgados pelo que fizemos ou não fizemos e não por nossa árvore genealógica. Quem prega isso na mídia tem todo o direito de pregar, mas quem discorda tem o mesmo direito de discordar. Afinal lemos a mesma Bíblia e somos chamados a seguir os mesmos documentos oficiais da Igreja! Ora, os bispos e os papas destes últimos cem anos nunca entraram oficialmente nesse assunto; Não sei de nenhuma cerimônia de quebra de maldição conduzida pelos bispos ou pelos papas. Se cremos em Jesus, não há porque repetir estes rituais de quebra do que quer que seja. Já temos rituais de reforço das bênçãos.

Se eu fosse pároco e soubesse que um sacerdote está quebrando maldições em algum lugar convidaria os fiéis que forma a ele para que viessem a mim numa cerimônia de confirmação da bênção batismal. Não falaria em maldição. Gastaria o tempo mostrando os textos de compaixão e de misericórdia e deixando claro aos fiéis assustados com alguma culpa, que Deus não se vinga nos netos do que os avós fizeram. Ensinaria mais. Diria que aqueles mesmos avós ou bisavós já acharam misericórdia no Deus que tem compaixão de quem Ele quer ter compaixão ( Ex 33,19) e Ele quer ter misericórdia de todos os seus filhos sem exceção.


O acento na presença ou no poder do anticristo no mundo cheio de maldades, às vezes prejudica a fé no poder do Cristo na sua igreja e nos homens e mulheres de boa vontade. Fica-se com a impressão de que Jesus não está dando conta da sua missão e que o demônio está vencendo porque não foi suficientemente exorcizado. Alguns grupos pentecostais chegaram até mesmo a por o microfone na boca de algum suposto possesso para que o demônio falasse e fosse derrotado diante das câmeras. A este ponto chegou o cristianismo de resultado, de poder e de milagres! Precisam de provas e produzem provas!

Jesus começou sua pregação pedindo penitência e conversão (Mt 4,17), sugeriu oração e esmolas em segredo e jejuns sem alardes. (Mt 6,4-6) De fato expulsou muitos demônios, mas nunca instituiu um ritual de quebra de maldição, porque elas se tornaram desnecessárias com o seu sacrifício redentor. Ele já pagou antecipadamente. Se vivemos e morremos em Cristo e se somos dele e somos o seu bom perfume ( 2 Cor 2,15 não precisamos deste ritual.

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À senhora que me pediu uma benção de quebra de maldição na sua família perguntei se ela comungava e se pedia perdão a Deus. Disse que sim. Perguntei se ela acreditava que Jesus morreu por todos, inclusive pela família dela. Disse que sim. Então não havia maldição a quebrar. O que ela chamava de maldição ela ouviu de algum pregador de rádio. Quem tinha tanto amor pelos filhos e pelo esposo e enfrentava sérios problemas em família tinha em si mesma e na Igreja as forças para fazer face a eles.

Eu reforçaria a sua confiança no poder de suas orações de mãe, nas suas mãos de mãe e no seu coração de mãe. Fiz a prece de confiança na misericórdia, rezei com ela a Salve Rainha, rezei o Salmo 46, do salmista que sabe do colo de Deus, o 51 do salmista arrependido dos seus pecados pessoais, o 55 do salmista que se sente encurralado e perseguido mas não amaldiçoado, o 69 do salmista que sente a água até o pescoço, e o trecho de João 14,15-30 de Jesus que promete enviar seu Espírito Santo a quem o ama e encher de paz quem o procura.

Acentuei os versículo 27 e 30: nada de aflição, nada de depressão, nada de medo. Deixo a paz com vocês, O que dou é a minha paz e não a dou do jeito que o mundo a dá. O que manda neste mundo está mostrando as garras, mas ele não tem poder sobre Jesus e quem ama Jesus, porque Jesus é a videira e nós somos os seus ramos. ( Jo 15, 1-26) Propus que ela lesse em voz alta todo o capítulo 15 de João. Após a leitura disse ela: - Nunca tinha pensado nestas verdades!

Perguntei se ainda queria uma cerimônia de quebra de maldição. Sorriu e disse que era discípula de Jesus e que não havia maldição a ser quebrada. Lembrei-lhe que não sei de nenhum papa ou bispo que nos últimos 100 anos se preocupasse com isso. Eles acentuam a compaixão e a misericórdia. Seus familiares estão no colo de Deus e ela também já está. Eu gostaria que ela tivesse lido alguma das três encíclicas de João Paulo II sobre a misericórdia e a de Bento XVI sobre o Deus que é amor. Nunca mais teria medo! Bastar-lhe-iam a confissão e a eucaristia!


COMUNICAÇÃO EXIGENTE


Ficaram no passado os dias em que era punido com banimento e até com a morte quem desse opinião contrária aos detentores do poder na Igreja. Embora, por questão de unidade e disciplina, ainda se exige fidelidade e cuidado no que se diz, a Igreja católica é muito mais democrática do que muitos regimes que assim se intitulam. Começa com o fato de que o papa é eleito sem campanha. Este, sim, acaba obediente à Igreja pro decisão do coletivo dos cardeais. Cremos que Deus age nesta escolha. Pelo que sei ninguém há séculos fez campanha para ser eleito. Se fez, foi ignorado.

O nome “católico” subentende inclusão, abrangência, para todos. Por isso, na mesma igreja e no mesmo país, podem pregar, publicar, escrever e manter programas de rádio e de televisão, católicos das mais diversas correntes e posturas pastorais. Se não negarem os nossos dogmas, que, diga-se de passagem, -disfarçado com outros nomes, todo partido, todo sistema econômico e político tem – os católicos podem opinar e até mesmo divergir. Mas há uma unidade que não pode ser quebrada, temas com os quais não se brinca. Ou se aceita e se ensina como está nos documentos oficiais, ou o pregador e o grupo acabam fora do catolicismo.


Por isso, comungo com irmãos e irmãs que acham que se deve exigir dos catequistas que falam para milhões de pessoas na mídia, sobretudo rádio e televisão, preparo melhor do que possuem muitos de agora. Na fala de alguns é gritante o despreparo em termos de catecismo, teologia moral, liturgia, teologia dogmática, história da Igreja e documentos oficiais. Simplesmente não lêem. Não faz muito tempo, um pregador garantia que o anticristo está agindo na Igreja e que já estamos molhados da sua chuva. Certamente não se referia ao seu grupo que, segundo ele, fora chamado a combatê-lo e silenciá-lo. O tom era moralista e excludente.

Soubesse ele e soubessem os católicos um pouco mais sobre milenarismo e quiliasmo, Joaquim de Flora, penitentes, fraticelli, flagelantes, Pedro de Masserata, Pedro de Fossombrone e de como esta pregação urgente e imediatista sacudiu os começos do século 13, tomariam mais cuidado. Tal pregação, por ser urgentíssima e radical demais, por apontar o dedo contra os outros católicos mais moderados matou muita gente e feriu muitas dioceses. Literalmente, cindiu a Igreja. Começou com ares de santidade radical e terminou em intolerância de ambos os lados.

Pregadores mais prudentes e mais informados talvez evitassem tais exageros estilo Montano ou Pedro de Masserata. Sou dos que sugerem que a nenhum católico seja permitido falar a milhões de outros católicos sem um curso de, no mínimo, dois anos catequese que inclua história das heresias e, no caso dos sacerdotes, filosofia, teologia e história da Igreja, e umas dez ou doze matérias, com aproveitamento comprovado. Que se examine sua abertura e capacidade de abrangência, já que falarão a milhões de almas e não podem pensar que todo mundo tem que pensar, cantar e celebrar do jeito deles.

Você aceitaria ser orientado por um psicólogo que não estudou psicologia e ser tratado e operado por um medico que fez apenas alguns cursos de primeiros socorros? Há um mínimo de conhecimento que todos os países sérios exigem dos seus especialistas e porta-vozes. A Igreja deveria fazer o mesmo. Um curso de comunicação deveria desafiá-los, por melhores que sejam diante de um microfone ou de duas câmeras. Desempenho cênico não é o mesmo que preparo cultural! Não teriam que ser doutores. Bastaria que fossem bons e assíduos leitores e não apenas de publicações do seu grupo de fé! A Igreja é mais do que um grupo ou uma linha! E toda a catequese deveria começar por esta abertura!


FÉ EFICAZ


Nos dias inteligentes de hoje há poucos socialistas radicais e poucos capitalistas selvagens. Mas alguns insistem. Não é fácil para esta pessoa educada na visão capitalista, pragmática e eufórica do possuir, lucrar muito, ter mais e fazer mais admitir que é possível lucrar menos e ser mais altruísta. A grande maioria dos empresários já descobriu que partilhar e melhorar a situação dos trabalhadores que com ele mantêm aquela firma lhe trará, se não maiores, melhores dividendos.
Para alguns esse credo não faz sentido. É difícil entender quem não se apossa quando tem chance e quem não mostra resultados. Há até igrejas que ensinam isso. “Ser” não é um verbo suficiente para o capitalismo ou para os pregadores pragmáticos. Render virou um verbo político e religioso. Moderadamente até que é bom. Quando se torna obsessivo acaba em desequilíbrio. A Bíblia insiste em denunciar da ganância. Centenas de passagens mostram quanto os juros e o abuso do poder financeiro ofendem a Deus.

Para algumas pessoas, ter mais, conquistar, vencer, avançar e mostrar eficácia é sinal de benção. Existem até igrejas a justificar o capitalismo norte-americano. Acentuam o Deus que dá e o fiel que vence, porque conseguiu mais e cresceu na posse de bens. Não por acaso usa-se a expressão “tomar posse”, “apossar-se”, porque orar e conseguir uma loja, um carro, uma empresa é sinal de bênção, Deus dá bem para quem ora bem!
Omitem o porquê seguido de interrogação e passam ao porquê exclamativo. Os fiéis correm para os pregadores que concluem mais depressa e rejeitam os que lhes propõem mais escolha, mais estudo, mais perguntas antes de concluir.
As igrejas eficazes e cheias de fatos novos e sinais venceram as igrejas que propõem o pensamento e a descoberta de Deus em longo prazo.

RELIGIÕES EVOLUÍDAS


Bem antigamente as pessoas andavam a pé. Depois, começaram a andar em bigas e carroças puxadas por cavalos. Mais tarde inventaram a carruagem puxada à cavalo. A seguir, há menos de quinze décadas inventaram o trole, ligado à rede elétrica. Há menos de dez décadas criaram o carro ou o trole impulsionado a motor. Henry Ford o industrializou. Venderam-se milhões de pequenos carros que, por carregar um motor dentro de si e não estarem ligados a nada, chamavam-se auto-móveis. A evolução foi fantástica. Não falemos nem de navios e submarinos e nem de aviões e naves espaciais, outras maravilhas do engenho humano. Fiquemos no automóvel.

Um dia seus bisnetos terão aeromóveis que serão pequenos aviões. Sairão do quintal de sua casa e voarão a determinada altura. Não precisarão de querosene. Haverá outros combustíveis. A depender do veículo, haverá no céu estradas virtuais que os aparelhos captarão como fazem hoje os aviões. GPS avançados as mostrarão. Os pequenos aeromóveis descerão aonde quiserem, porque serão veículos levíssimos e não dependerão nem de hélice. Usarão jatos de ar para subir e descer.
Nós que achamos que vivíamos no progresso, em carros apertados, ruas apertadas, casas apertadas sem espaço para mais ninguém, estaremos no túmulo e ele, vivos cruzando os ares para qualquer lugar. As cidades parecerão invadidas por pássaros de um ou dois metros carregando pessoas.
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Acontece o mesmo com as religiões. Primeiro vieram as religiões politeístas, depois as monoteístas, embora haja quem prove o contrário. Segundo eles , primeiro viveu-se o monoteismo que acabou em politeísmo. Seja como for, vieram as novas versões. E apareceram as que achavam as certas, as melhores, as eleitas, as únicas. Depois veio o ecumenismo que é uma forma inteligente de crer e discordar sem ofender. Nenhuma se achou igual à outra. Todas aprenderam a conviver e, finalmente, descobriram que a melhor religião é aquela que ensina os fiéis a dialogarem.
Entre as melhores está aquela que mais defende a vida, mais cuida dos sofredores, mais ensina a compreender, mais dialoga e mais aberta está para com o mundo e com todos. Nenhuma delas é moderna o suficiente, mas as que mais dialogarem serão evidentemente as mais avançadas e modernas. As religiões ditatoriais, impositivas, mágicas, cheias de garantias, curas, promessas e milagres ainda existirão, mas serão como as máquinas antigas sem peças de reposição, porque terá acontecido uma forma moderna de crer: o diálogo com Deus e com todas as vidas que nos cercam.
Você pode antecipar isso na sua casa, basta que um aprenda a ouvir o outro e a deixar o outro falar. Terão dado o primeiro passo na direção da fraternidade sem a qual nenhuma religião pode se considerar madura e séria.



Pe. Zezinho, scj

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