terça-feira, 1 de setembro de 2009

Artigo - O Choro Do Mendigo

.



Ela pede que não diga seu nome, mas o que fez foi muito cristão. Mulher jovem de quase trinta anos, voltava do trabalho, quando, no ônibus, um pobre começou a chorar por não ter recebido nada de ninguém. Disse que não era um vagabundo e que tinha fome, mas ninguém ajudava. Ela se tocou e lhe deu 2 reais. Ele agradeceu e desceu dois pontos adiante.

Houve quem não gostasse. Pelo canto d boca, alguém a chamou de trouxa. Disseram que a cidade está cheia desses vagabundos que inventam histórias e até choram para ganhar dinheiro, mas trabalhar, que é bom, eles não querem. Aquilo era teatro! Ele desceu logo porque foi beber no primeiro bar!... Acharam que ela não devia ter dado aquela esmola!

Sua resposta foi contundente. – “Se ele estiver com fome e foi comer, então eu fiz a coisa certa e vocês erraram. Se ele foi beber, então eu fiz a coisa errada. Mas como o dinheiro é meu, eu faço o que quiser com ele. Não quero dormir com a consciência pesada de ter negado uma ajuda a um homem com fome. Como é que vocês sabem que ele não estava com fome? Como é que vocês se sentiriam, se um dia, às seis da tarde ainda estivessem sem comer e ninguém lhes desse nada? Eu já senti fome e sei o que isso causa na gente. Posso ser trouxa de cair nessa conversa, mas vocês também podem ter sido trouxas e caído na conversa de que todo o sujeito mal vestido que pede esmola é um vagabundo”.

O ônibus silenciou. Ela desceu no ponto seguinte, mas não sem, antes, ter ouvido de um senhor que se tocou: – “Menina, seu coração ainda não se corrompeu nessa cidade sem lei e sem coração. Vou me lembrar disso, quando alguém me pedir uma esmola. Acho que perdi alguma coisa que você ainda tem. Dó! Você na sua juventude é menos trouxa do que eu com meus 60 anos. Eu não estou mais acreditando no ser humano! Você acaba de me dar uma lição!”


Pe. Zezinho, scj

Um comentário:

  1. sou fã das musicas deste grande pregador e que Deus o abençoe para que lhe conserve fazendo o bem e pregando a Paz

    ResponderExcluir