sábado, 21 de março de 2009

Biografia - Parte 8 - Ele Por Outros

-






"Sempre vi no padre Zezinho um imenso desejo de dizer as coisas de Jesus, as coisas de Deus. Essa vontade o faz trabalhar, suar, dedicar horas, dias, noites ao aperfeiçoamento da técnica e da forma. Eu ensinei a ele todos os meus segredos. Ele bebia isso com ansiedade e aprendia a uma velocidade surpreendente. Queria mesmo comunicar as coisas do Pai. Na verdade não ensinei muita coisa. Ensinei a tirar de dentro de si a musicalidade inata para completar a poesia que ele já possuía em alto grau. Nunca tinha visto um sacerdote que tivesse essa tamanha facilidade e familiaridade com as palavras. Aí, fui eu por minha vez que aprendi. Sendo estrangeiro, aprendi muito de português, e do melhor português. Aprendi a brigar com as palavras, como diria Vinícius de Moraes. Era 1969, acredito. Fizemos a primeira música juntos. Nunca foi publicada por nós. Era uma aula. Já a segunda foi ‘Você é meu irmão’, a qual eu apenas ajeitei um pouco na forma, sem tocar toda a beleza do conteúdo. Disse a ele para procurar as Irmãs Paulinas, que tinham lançado meus discos, e ele procurou a irmã Maria Nogueira, que o lançou.
Eu o apelidei de "coelho'' porque a cada música que eu fazia, ele fazia dez. ''Meu coelhismo", dizia padre Zezinho brincando antes de me mostrar o que tinha feito, e eu apenas insinuando retoques e passando os segredos. Nós entendemos que temos vocações diversas. Eu lecionando, ensinando e formando grupos, e ele cantando e pregando a mensagem. Somos felizes no que fazemos. Eu desejo a todos os meus colegas sacerdotes essa felicidade nossa de poder ter amigos assim, ao ponto de os considerar como irmãos."

Pe. Irala




“A voz do padre Zezinho tem sido. Para muitos, nesses 35 anos de sacerdócio, a voz de Deus. Que é todo Amor. ''

Paulo Evaristo cardeal Arns - arcebispo emérito de São Paulo.



“Conheci o padre Zezinho adolescente, desde antes das suas primeiras criações musicais, há 35 anos. Mais tarde tive oportunidade de conviver com ele, residindo e trabalhando na mesma comunidade. Ele é para min um irmão muito especial, não só pelos dons de escrever, compor e comunicar com arte, ou pelo mesmo ideal religioso que nos une, mas lambem pelas qualidades humanas que ornam sua vida.
Os talentos que Deus lhe deu, e que cultiva e desenvolve qual tarefa diária, sabe colocá-los a serviço da causa pela qual vibram todas as cordas do seu espírito criador: a construção do Reino do Coração de Cristo. Por isso, seus escritos e canções tornaram-se meios para aproximar pessoas, veículos que continuam dando carona a quem quer encontrar-se com Deus. Peço a Deus que lhe conserve a saúde e a paz inquieta que sempre o impulsionou a evangelizar criativamente pela palavra e pela música.”

Pe. Cláudio Weber, scj — superior provincial.


“Uno-me, querido primo, à multidão que ao longo desses 35 anos foram agraciados com seu testemunho pessoal e lodo o rico processo evangelizador que você utiliza...
Obrigado, primo, por ter promovido tantos talentos, que sob sua inspiração e apoio estão construindo o Reino. Obrigado por colocar-se cada dia, e de modo renovado, à disposição do Senhor.”

Com muito carinho, irmão Nery, fsc (Irmão Nery ''' escritor e catequista de renome no Brasil).





Caro padre Zezinho Sua vida não é mais sua porque a sua fé e a vibração pelo Reino de Deus ecoam no coração de milhões de irmãos e admiradores da sua pessoa e da sua inteira consagração a Deus. Sua festa é nossa também. Quem não se alegra diante da alegria de tão grande amigo? Deus o conserve por muitos anos cantando a fé e o amor pelo Brasil afora."

Dom Luciano Mendes de Almeida - Arcebispo de Mariana - MG


Padre Zezinho é o maior expoente da música religiosa em nosso país. Nos meios de comunicação, evangelizando por meio de suas canções e mensagens, contribuiu de maneira sem igual para o grande sucesso, hoje, de nossa música religiosa.
Milhões de pessoas, no Brasil e no mundo, declamam e cantam suas composições. Muitos artistas, irmãs e padres cantores, se espelham no padre Zezinho, a figura maior e exemplo a ser seguido nesta difícil, porém gratificante, missão de cantar a fé. Parabéns, padre Zezinho, nestes 35 anos como cantor e compositor de Deus..."

Altieris Barbiero - Radialista



Na minha infância, adolescência e parte de minha juventude, o livro O agitado coração adolescente, foi um companheiro fiel. Li e reli aquele livro e me via ali dentro. Parecia que o padre me conhecia e, por isso, me escrevia, falando das crises e interrogações próprias da adolescência. Tenho certeza de que os livros que li me ajudaram a discernir o caminho vocacional e a fazer a opção por Ele."

Irmã Elizabeth Cordeiro de Souza - Contagem - MG




"Os caminhos e os rumos da vida humana, cristã e sacerdotal, bem como o espaço de terra em que vivemos e atuamos, me fizeram encontrar muito pouco e rapidamente com padre Zezinho. Isso tudo, no entanto, jamais me impediu de acompa¬nhar de perto e de coração a beleza, o desgaste, a coerência, a fidelidade, a alegria e a sensibili¬dade de seu trabalho na linha de frente da comu¬nicação atual evangelizadora em nossa Igreja do Brasil e do mundo. Deus Pai o conserve, o Filho o torne sempre mais livre e o Espírito lhe seja sempre Paz!"

Padre Nereu de Castro Teixeira - sacerdote secular, pároco da comunidade paroquial da Santíssima Trindade, Gutierrez, Belo Horizonte - MG


“Lembro-me com alegria da primeira vez em que ouvi suas canções. Um amigo me emprestou um compacto e uma das canções me chamou a atenção: ‘Eu e a paz’. Fez-me pensar sobre nossa missão evangelizadora aqui na Terra. Hoje tenho todos os seus discos e utilizei várias vezes suas canções em reuniões de grupo de jovens, tanto como temas como para meditação em orações. Minha esposa e eu sempre ouvimos suas canções e meditamos juntos. Lemos também suas mensagens na revista Família Cristã, que nos dão força em nossa vida conjugal.”

Sérgio Ricardo Rossi - Apucarana - PR


“Cresci ouvindo seus discos e li vários de seus livros. E por isso que tenho grande admiração, carinho e respeito pelo seu trabalho. Suas canções nos fazem rezar e buscar a presença de Deus, mesmo quando achamos que isso é impossível. Que este mesmo Deus o ilumine todos os dias de sua vida."

Frater António Vilas Boas - Brusque – SC

Depois de cada trabalho com padre Zezinho, não é só música o que fica gravado. No CD da memória, perma¬nece registrada a convivência com esta raridade de pessoa. Raridade porque é um artista notável. Raridade tam¬bém porque tanta bondade junta não se encontra facil¬mente. E ainda raridade porque padre Zezinho faz o que prega e prega o que faz, virtude escassa nestes dias."

Luiz António Karam - maestro - SP


Padre Zezinho é, indiscutivelmente, uma figura humana extraordinária. Religioso, cantor, compositor e emérito evangelizador, por meio de suas canções ele soube, como nenhum outro, levar a palavra de conforto, de paz e muita fé a uma legião interminável de cristãos que encontram em sua mensagem o tão sonhado lenitivo e sedativo das dores da alma e aflições da mente."

Eli Corrêa – radialista




Padre Zezinho recebeu de Deus, com o dom do sacerdócio, a missão de procla¬mar suas maravilhas por meio das mais variadas formas de comunicação. Para isso, Ele o enriqueceu de talentos e o fez poeta para que em versos pudesse profe¬tizar e falar do amor de Deus para seu povo. Trinta e cinco anos marcam agora o relógio da vida, assinalando mais uma etapa de sua caminhada cantando a fé, no mundo sem fronteiras do amor."

Irmã Maria Nogueira, fsp.





“Padre Zezinho é um poço profundo do qual jorra talento e criatividade em abundância e de modo imprevisível. É um grande companheiro e parceiro de trabalho, um exemplo de dedicação, de talento, de esforço, de inteligência, voltado para o objetivo que ele reconheceu e ao qual se dedicou durante tantos anos com tamanha fidelidade. Abriu caminho para a evangelização por meio da música e da poesia para tantos outros artistas que, como eu, permanecem até hoje neste bom combate."

Silvio Brito – cantor




“Parabéns padre Zezinho por sua linda caminhada. Agradecemos-lhe e muito, por este jeito tão generoso de ser igreja. Você reparte o palco com os outros, sem medo de perder. Você é o cantor mais generoso que já vi.”

Antonio Cardoso – cantor


“É impossível falar de música-mensagem sem mencionar esse mineiro querido, orgulhoso de ser padre, mais do que ser artista. Artista completo: cantor, compositor e escritor que há anos atinge milhões de pessoas pelo mundo todo; que tem o dom de transformar os sentimentos do povo - sua maior fonte inspiradora - em canções, textos, livros... Homem culto, preocupado com a política social, cultural e religiosa de um país carente. Sacerdote que me ensinou a amar minha religião e respeitar a dos outros, que lapidou meu trabalho como artista e como pessoa, que me deu a honra de ser sua aprendiz. Obrigada padre Zezinho!"

Sônia Mara – cantora

Como é Trabalhar com P. Zezinho?

“É sempre aprender, renovar ideias, estar sempre em contato com as pessoas, tendo da parte dele um atento acompanhamento espiritual. Em todas as nossas dificuldades, ele ensina a tirar algo de bom e positivo; ternos as nossas divergências, mas sempre entramos em acordo... Somos uma família, e ele é um paizão."

Dalva Tenório


“É muito bom, pois o padre Zezinho tem muito a nos ensinar, sabe ser
amigo nas horas certas e ser exigente quando necessário."

Suely Ferreira


“Para mim é uma honra muito grande, um aprendizado a cada dia. Como eu sou a terceira geração que trabalha com ele, quem sabe a quarta também faça parte desta história. Ele me balizou, fez minha primeira comunhão e meu casamento."

Vanessa

“Trabalhar com o padre Zezinho é aprender a cada dia que todo o nosso trabalho pelo Reino de Deus ainda é muito pouco. Ele nunca descansa. Está
sempre criando. E nos passa essa inquietação."

Luan


“Um homem sábio que se preocupa com a gente, nos dá força, nos aconse¬lha, pois ele sabe o que é ser jovem, sabe sobre a nossa inquietude diante de tantos problemas do mundo, nossa vontade de acertar mesmo quando falha¬mos. Aprendemos com ele um jeito simples de falar de Deus e de estudar muito. Ele é terno, mas exigente. Perto dele se trabalha! Ele contagia."

Karla Fioravante

----------------------------------------------

Um comentário:

  1. Parabéns por este Blog!
    Pe. Zézinho deve ser conhecido e reconhecido!!!!
    Quando comecei a participar de grupos de jovens em 1969, na minha adolescencia, eram os livros e músicas de Pe. Zézinho a nos formar...agradeço imensamente o seu SIM a DEUS!!!!
    Maria Inês ( uma mãe de 8 filhos)

    ResponderExcluir